sexta-feira, 8 de abril de 2011

Paloma Bernardi em seu melhor papel

Ela nunca foi fã de academia. Até mergulhar no universo de Alice, sua personagem na novela Insensato Coração, e se apaixonar pela musculação, que transformou as formas e os hábitos da atriz à mesa. O resultado você vê aqui!

paloma bernardi   paloma bernardi  paloma bernardi   paloma bernardi

paloma bernardi

Faz mais de um ano que Paloma foi capa da BOA FORMA pela primeira vez, em dezembro de 2009. Na época, ela interpretava Mia, a irmã certinha de Alinne Moraes na novela Viver a Vida. De lá para cá, a beleza delicada, o olhar de gata e o cabelo de matar de inveja continuam os mesmos, mas o corpo... Quanta diferença. A mudança sutil, porém notável - silhueta sequinha, barriga desenhada e bumbum durinho -, tem tudo a ver com o momento da atriz e com a entrega ao papel que interpreta em Insensato Coração, na Rede Globo. 

Paloma sempre gostou de mexer o corpo. Filha de bailarina, ela cresceu dançando jazz, balé, frevo... (Está explicado por que basta a música começar a tocar no estúdio fotográfico para ela se soltar!) "Não consigo ficar parada. Para mim, dançar é o melhor jeito de cuidar do corpo, da cabeça e ainda me divertir", fala.

Em nome da arte

Desde o ano passado, porém, quando recebeu o convite para a novela das 9, Paloma entrou de cabeça no universo da sua personagem, a professora de educação física Alice, que trabalha em um academia e adora correr no calçadão. "Eu, que nunca fui fã de musculação, contratei um personal e comecei a malhar", conta. "Queria ficar com o corpo mais definido e conhecer a tribo que frequenta academia." Foi aí que ela procurou o profissional Magno de Marco Junior, de São Paulo, com quem treinou musculação, pilates no solo e corrida durante sete meses, antes de mudar para o Rio para gravar a novela.

Dessa fase de preparação para o papel, Paloma saiu 3 quilos mais magra (passou de 56 para os 53 quilos atuais) e fã dos exercícios com carga. "À medida que você vai conseguindo levantar mais peso e vê o fôlego melhorar - e, claro, o corpo ficar mais bonito -, não dá vontade de parar", revela. Hoje, ela malha três vezes por semana com o personal trainer Victor Alexandre Amaral de Macedo, do Rio de Janeiro, na academia do prédio onde mora. Ele montou um programa que combina musculação e exercícios funcionais com acessórios como bola, elástico, minicama elástica e TRX (correia de náilon com manoplas), já que o objetivo é definir as curvas e melhorar a resistência cardiovascular (veja o quadro Mais curvas, mais fôlego). Nos dias em que não treina com o professor, Paloma alterna corrida e caminhada na esteira durante meia hora ou faz 20 minutos de transport.

Comer para malhar

Decidida a interpretar da melhor forma uma garota focada na saúde e na boa forma, Paloma resolveu rever também a alimentação - e, de quebra, dar uma mãozinha para a ginástica e secar mais rápido. A atriz é boa de garfo, não estava disposta a contar calorias nem seguir nenhuma dieta muito restritiva. Como mora sozinha e faz várias refeições fora de casa, precisava também de um plano possível para quem frequenta quase todo dia restaurantes self service, como ela. Pensando nisso, a atriz recorreu
ao nutrólogo Roberto Navarro, de São Paulo, antigo conhecido da família. Ele elaborou um programa em que as refeições são divididas em grupos de alimentos (cereais, carnes, frutas, legumes e verduras, leite e derivados e assim por diante) e só o número de porções é definido. Daí, ela
consulta uma tabela de opções e decide o que vai comer. Paloma confessa que, de vez em quando, foge um pouquinho do plano montado pelo médico - como quando se entrega a um doce, que ama -, mas nem por isso descuida. "Ainda que eu coma uma porção maior do que a indicada, acabo sempre optando por alimentos saudáveis", fala. "Quando extrapolo em um dia, pego mais leve no seguinte. Se me fazer sofrer, não adianta: a dieta não funciona."

A atriz ainda pediu ao nutrólgo um help para turbinar o efeito da malhação. "Ela toma suplementos à base de aminoácidos, para preservar a massa muscular conquistada com a atividade física, e coenzima Q10, que otimiza a captação de oxigênio pelos músculos e aumenta o rendimento nos exercícios", explica Roberto.

Ajuda da tecnologia

Animada com os resultados da ginástica na balança e nos figurinos (mais folgados do que no início da gravação da novela), Paloma recorreu aos tratamentos estéticos para fazer os ajustes finais no corpão que você vê neste ensaio. "Ela queria perder medidas no culote e amenizar o aspecto da celulite", fala a fisioterapeuta Erika Brandim, coordenadora da clínica Dicorp, que Paloma frequenta, na Barra da Tijuca. A especialista montou um pacote de técnicas que associa três sessões semanais de Manthus (ultrassom para eliminar os furinhos), Skin Tonic (aparelho que faz um tipo de drenagem linfática) e Dimagrire (massagem modeladora combinada com uma manta térmica que ajuda a dissolver a gordura localizada). E não é que funcionou? Em três meses, lá se foram 3 centímetros de cintura e 4 de quadris, sem falar no bumbum lisinho.Ela nunca foi fã de academia. Até mergulhar no universo de Alice, sua personagem na novela Insensato Coração, e se apaixonar pela musculação, que
transformou as formas e os hábitos da atriz à mesa. O resultado você vê aqui!

0 comentários:

Postar um comentário