''Comecei a trabalhar o corpo não para ficar musculosa e também não podia ficar magra demais, tinha de passar um ar saudável.''
Os 26 anos, comemorados na quinta-feira (21), trouxeram muitas mudanças na vida de Paloma Bernardi. E não foram apenas nas curvas mais acentuadas da atriz, apaixonada pela dança, que tomou gosto pela malhação – e perdeu 3 quilos – para viver a estudande de educação física Alice Miranda, em Insensato Coração. ''A abordagem mudou de Viver a Vida (sua novela de estreia na TV Globo) para essa trama. A Mia era menininha,então eles me achavam fofinha, queriam me levar para casa. Agora eu me sinto mais madura, mais mulher. O cabelo está liso e tira um pouco o ar romântico'', diz Paloma, confessando ainda que as cantadas aumentaram e não a incomodam. ''Finjo que não entendo se não me agrada. Mas, se agrada... Aí dou oi e digo: 'Entendi!''', conta a paulistana, aos risos, sem perder a doçura.

Criada em meio a atores, músicos e todo tipo de artista que frequenta o Amarte -espaço cultural criado pela mãe, a artista plástica Dil Bernardi, no Tucuruvi, zona norte de São Paulo –, Paloma, que nos tempos de criança fez aulas de balé contemporâneo e jazz, mantém sempre um corpo perfeito. Porém, quando surgiu o convite para viver o papel na novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, não pensou duas vezes e mergulhou no mundo fitness.

Como nunca havia feito musculação, recorreu ao personal trainer Victor Alexandre de Macedo para se infiltrar no universo. ''Comecei a trabalhar o corpo não para ficar musculosa e também não podia ficar magra demais, tinha de passar um ar saudável. Queria buscar os trejeitos de quem frequenta academia'', diz ela, que três dias por semana combina musculação com exercícios com bola e cama elástica. Nos demais, ganha fôlego com exercícios aeróbicos, como a corrida.

Ela aprova o resultado e diz que está adorado ver os músculos mais tonificados e o corpo suavemente delineado, sem exageros. ''Acho legal enfrentar meus limites. Comecei levantando nos aparelhos dois pesinhos em cada perna e hoje levanto 12. No início eu corria 1 quilômetro, agora corro 5'', comemora.

Com 1,63 metro e 53 quilos, Paloma diz ter se adaptado plenamente à rotina de ''marombeira'', mas vai logo avisando: ''Malhar de manhã dá umpique maravilhoso para continuar o dia. Está sendo muito bom, eu gosto, mas não amo. Ainda prefiro a dança.''

Para esbanjar boa forma, a atriz também recorreu à orientação do nutricionista Roberto Navarro, que elaborou uma dieta especial, nem sempre seguida à risca. ''Confesso
que não sou muito disciplinada. Mas procuro escolher opções mais saudáveis e tento seguir ao máximo o cardápio que ele passou'', diz.

Cabeleira

Quanto ao cabelo – alisado para viver a personal Alice –, Paloma tem outra confissão a fazer. Alvo de piadas dos coleguinhas nos tempos de colégio, a atriz diz amar os cachos e garante que sente falta deles. ''Mechamavam de vassoura e Valderrama (ex-meiocampista da seleção colombiana, famoso pela exótica cabeleira), porque era diferente das meninas de cabelos lisinhos. Eu adoro os meus cachinhos e costumo deixá los mais selvagens. Com o tempo, aprendi a lidar com eles.As pessoas que criticavam hoje acham lindos'', diz ela sorrindo enquanto afaga os cabelos.

A relação com o espelho, realmente, não podia estar melhor. E até ao falar de uma das maiores Comecei a trabalhar o corpo não para ficar musculosa e também não podia ficar magra demais, tinha de passar um ar saudável''

A relação com o espelho, realmente, não podia estar melhor. E até ao falar de uma das maiores neuras das mulheres, a atriz não deixa de lado o bom humor. ''Estou feliz! Claro que dá para melhorar um pouquinho, afinal, ninguém é perfeito. Sempre fui magra, mas eu tenho bundão e aí aparecem aquelas coisinhas que deixam a pele mais colorida, sabe!?! (risos). Eu tento fazer o máximo para eliminar a celulite, mas é normal, faz parte do corpo da mulher brasileira. Difícil encontrar quem não tenha, não é verdade?'', desafia.


De Coração aberto

Linda, simpática e solteira(!), Paloma diz que não está sozinha por opção e que não entende – e nem nós, da CONTIGO! – os motivos que a impedem dearrumar um namorado. ''Estou aberta para me envolver com alguém. Vou à balada para me divertir, se pintar alguém é outra história. Só não gosto de beijar um cara aqui e outro ali a cada noite. Banaliza. O que é bom tem de ser valorizado. Eu prefiro investir no homem que chame a minha atenção e me deixo apaixonar'', pondera.

Sobre o romance no Carnaval de Salvador, quando foi flagrada aos beijos com o modelo Daniel Bueno, vencedor do programa A Fazenda,da TV Record, ela diz ter tirado uma lição.''Levei um susto com a repercussão! Eu apenas fiz algo que toda mulher faz, não tinha nada de errado. Ele é muito bacana, bonito e foi só isso. Percebi que quando nos tornamos pessoas públicas, tudo o que fazemos se torna muito maior'', afirma, ressaltando que continua lidando bem com a fama, mas com mais cuidado. ''Passou. Bola para frente!''

Animada na busca de um grande amor, a atriz revela que para conquistar mulher Paloma Bernardi, a beleza não é tão primordial quanto um outro atributo:a humildade. ''Fico brava com pessoas esnobes. Já conheci no meio muita gente que se acha a última bolacha do pacote e eu ignoro. Detesto arrogância. Eu quero esse tipo de pessoas bem longe do meu caminho'', diz ela.